Notícias

17/03/2020 - Clima

Chuva retorna ao Centro-Sul nesta última semana do verão


A chuva retorna ao Centro-Sul do Brasil nesta semana, que é a última do verão — o outono começa oficialmente na sexta-feira, 20. Estão previstos 30 milímetros no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), o maior acumulado foi registrado em Santa Maria (RS), com 44 milímetros. “Antes da chuva, a cidade teve a maior temperatura em 62 anos, com 40,4 ºC”, comenta a técnica em Meteorologia da Somar, Patrícia Vieira. Todo esse calor aumentou o estresse hídrico das lavouras de soja.

A umidade do solo aumentará pelo menos 10 pontos percentuais desde o Rio Grande do Sul até o sul de Rondônia. Porém, a precipitação não será suficiente para desenvolver o milho segunda safra em Mato Grosso do Sul ou pôr fim ao quadro de estiagem no Rio Grande do Sul.

As tempestades prosseguem com acumulados acima de 100 milímetros no norte de Mato Grosso e de Goiás, na Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pará, Amazonas e sul de Roraima. Especificamente no sudoeste do Piauí, norte do Maranhão e na divisa entre Pará e Amazonas, o acumulado varia de 150 a 250 milímetros.

Entre 23 e 31 de março
A chuva mais intensa e acima da média acontecerá no norte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, no centro e sul de Mato Grosso e de Goiás e em boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Roraima. O acumulado chega a pelo menos 100 milímetros em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. No interior de São Paulo, essa última semana mais chuvosa vai atrapalhar a colheita e moagem da safra de cana-de-açúcar.

Na região Sul, a chuva se intensifica e chega perto da média histórica dos três estados. De forma geral, estima-se algo entre 30 e 60 milímetros na última semana de março.

Em relação às temperaturas, depois do calor extremo do Rio Grande do Sul neste fim de semana, os próximos dias ainda serão caracterizados por temperatura acima da média na maior parte do Brasil, mas com desvios mais modestos.

O desvio varia entre 1 °C e 1,5 °C na metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sudoeste de Mato Grosso do Sul, sudeste de Goiás, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Entre 23 e 29 de março
Ainda há previsão de temperatura acima da média, mas com desvios mais modestos. Apesar da média semanal ser positiva, há previsão de uma forte mas curta queda de temperatura por volta de 29 de março. A temperatura mínima promete cair para menos de 10 °C no centro e oeste do Rio Grande do Sul, ainda sem potencial para geadas.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.